Categorias: Saúde

Lista de pacientes do SUS na internet: transparência x privacidade

Sistema Único de Saúde. Foto: Agência Brasil

A Câmara Federal aprovou Projeto de Lei 10106/18, que determina aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a publicação na internet das listas dos pacientes a serem submetidos a cirurgias e outros procedimentos.

O projeto original é de 2015, de autoria do então senador José Reguffe, ex-PDT e atual União Brasil, que busca “garantir a transparência e a publicidade das listas de espera de cirurgias médicas eletivas, financiadas com recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), na rede pública ou privada conveniada de atendimento à saúde em todo o território brasileiro”.

A transparência almejada no projeto, no entanto, fere o direito à privacidade de dados dos pacientes, quando estarão expostos na internet em listas de espera que não garantem os procedimentos, mas que poderão proporcionar a atuação de empresas de telemarketing com propostas de cirurgias pagas.

Os dados poderão ainda ser utilizados por golpistas, que tentarão enganar pacientes e familiares fragilizados com a liberação de procedimentos, mediante o pagamento de “taxas”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais