O jornalista Eliézar Rodrigues, também servidor do Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, vai lançar o livro “Castelo do Plácido – Apogeu e Destruição 50 Anos Depois” no próximo sábado, às 11 horas, na Praça dos Mártires (Passeio Público), no Centro de Fortaleza.
O eixo central da obra está focado no empresário Plácido de Carvalho, da sua esposa Pierina e a saga da construção e da destruição dessa edificação. Para contar um pouco dessa história e de tantas outras que ocorreram nessa obra arquitetônica da capital cearense, o TRT-7 apoiou a obra.
Ainda no livro, Eliézar resgata inúmeras conexões entre os acontecimentos da época, contemplando, inclusive, aspectos relacionados à Justiça do Trabalho.
Como observa em sua apresentação da obra, o presidente do TRT-CE, Durval César de Vasconcelos Maia, cita um episódio que envolve questões trabalhistas, no caso, o protesto por melhores condições salariais de empregados do Excelsior Hotel, edifício de propriedade do protagonista.
O Autor
Eliézer Rodrigues é servidor do TRT-CE. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará, trabalhou como repórter e editor nos principais jornais do Estado: O Povo e Diário do Nordeste.
Há mais de 30 anos atuando na assessoria de imprensa da Justiça do Trabalho do Ceará, a partir de 2018 passou a dedicar-se à pesquisa para o resgate histórico e memorialístico da instituição, o que já rendeu os livros “Avenida Santos Dumont no Contexto da Cidade”, “Osmundo Pontes 100 Anos: Entre a Toga e a Crônica” e “Praça José de Alencar – Tempos e Viventes”.
SERVIÇO
*Praça dos Mártires (Passeio Público) – Rua Dr. João Moreira, S/N, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, Centro, Fortaleza.