Livro é presente de Natal – Por Mirelle Costa

Livro é presente de Natal – Por Mirelle Costa

Livro é Presente de Natal

Autoras independentes Ana Márcia Diógenes e Simone Pessoa se unem
para realizar um passeio-ação pela leitura na Praça Portugal e arredores

As escritoras independentes Ana Márcia Diógenes (@namarcia) e Simone Pessoa (@simonepessoa.literatura) decidiram oferecer, de bandeja, aos leitores a produção literária de cada uma. Um convite à leitura e uma opção de presente de Natal significativa. Usando a criatividade, as duas adaptaram caixas de madeira de café da manhã e encheram de livros. O local escolhido foi a Praça Portugal.

As escritoras Ana Márcia Diógenes e Simone Pessoa

“A gente viu que é possível sim fazer uma literatura ambulante, no sentido de levar nossos livros para onde as pessoas estejam. Foi uma oportunidade de mostrar nossa produção literária e incentivar para que livros também sejam vistos como presentes de Natal. Muitas pessoas, inclusive crianças, vinham até nós saber o que estávamos oferecendo. Quando falávamos que eram livros, demonstravam gostar de estar frente a frente com quem escreveu aqueles livros. Isso foi muito interessante”, Ana Márcia Diógenes.

“Ao apresentarmos nossos livros de forma ambulante, estamos comunicando aos leitores que eles são importantes para nós. Oferecemos para eles, de bandeja, o que temos de melhor: a nossa escrita, os nossos livros. Até porque acreditamos que o livro é uma experiência ímpar e uma alternativa de presente de Natal que vai além do objeto em si”, explica Simone Pessoa. A iniciativa das escritoras cearenses teve como propósito divulgar, fomentar e promover o hábito da leitura e o ato de presentear com livros. Elas destacam que as comemorações das festas de fim de ano são um ótimo momento para o estímulo à cultura, ao lazer e ao envolvimento que os livros proporcionam. Ana Márcia é autora de livro de ficção juvenil e escritora premiada. Formada em Jornalismo, escreve sobre comportamento na plataforma de streaming O Povo Mais, de Fortaleza. Simone Pessoa é poeta, cronista, contista, ensaísta e autora de literatura infantil, vencedora do Prêmio Nacional de Literatura da Unifor.

Cafezim da manhã

Sábado passado fui conferir o café da manhã da Le Cuisinier Meireles @lecuisinierprime. Escolhi uma das sugestões mais pedidas: café da manhã completo com suco de laranja, salada de frutas com mel e iogurte, cesta de pães com ovos e bacon que acompanha geléia e um cafezim. Bem servido. Recomendo!

Julião Júnior (meu esposo) e eu <3
(Le Cuisinier Meireles fica localizado na rua Ana Bilhar, 1100, Meirelles)

Palavra da escritora

– Eu não posso estar triste.
Pode, sim. Até porque a gente sabe que, muitas vezes, somos levados pelo efeito do ‘’tenho que”. Nem to tão afim de ir para aquela confraternização, mas tenho que ir porque tenho medo de pegar mal no meu trabalho. Não estou me sentindo à vontade para passar o natal na casa do fulano, mas eu sempre vou, então, fico constrangida de não ir este ano…. E assim, o espírito natalino parece nos dizer que Natal é tempo de fazer o que não nos faz bem.
Ganhar e receber presente é maravilhoso, mas o Natal precisa nascer mesmo é dentro da gente todos os dias. Escrever isso pode parecer clichê, mas, ao mesmo tempo, é tão confortante ver tantas matérias na mídia sobre dezembrite, palavra até então desconhecida. Aliás, a palavra, sim, o sentimento, não. Quantas pessoas já sentiram nesse período do ano uma angústia inominável, uma sensação estranha e, depois disso, um sentimento de culpa por não saber lidar com esse sentir que, aparentemente, pode parecer deslocado em uma época em que as lojas e as propagandas esbanjam felicidade.
Enquanto a nossa vida nos pede pausa e agonizamos por um momento de paz nos últimos dias do ano, justamente em dezembro, somos ainda mais cobrados.
Que sejamos a mudança! Que não precisemos dar ou receber um mimo para nos sentirmos amados, aceitos e acolhidos. Que ganhar ou deixar de ganhar um presente não seja termômetro para provar nada a ninguém. Que a escuta seja o melhor presente que você possa dar ao outro, mas que, antes disso, você se fortaleça para ser capaz de ofertar-se. Que o Menino Deus renasça em seu coração e que você encontre Jesus aí dentro mesmo, no seu silêncio, na sua pausa, nas suas leituras, na sua escrita, no seu sentir. Feliz Natal!
@naoprecisoserfake

Mirelle Costa: Mirelle Costa e Silva é jornalista, mestre em gestão de negócios e escritora. Atualmente é estrategista na área de comunicação e marketing. Possui experiência como professora na área de jornalismo para tevê e mídias eletrônicas. Já foi apresentadora, produtora, editora e repórter de tevê, além de colunista em jornal impresso. Possui premiações em comunicação, como o Prêmio Gandhi de Comunicação (2021) e Prêmio CBIC de Comunicação (2014). Autora do livro de crônicas Não Preciso ser Fake, lançado na biblioteca pública do Ceará, em 2022. Participou como expositora da Bienal Internacional do Livro no Ceará, em 2022.

Ver comentários (1)

  • 👏👏👏👏
    Parabéns pela matéria e parabéns às escritoras pela ação. Às vezes precisamos mostrar o óbvio, pois nem todos conseguem enxergar.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais