O jornalista Luis Nassif, editor do site GGN, lançará o seu novo livro, “A conspiração Lava Jato: o jogo político que comprometeu o futuro do país”. Será nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Os lançamentos em São Paulo e Brasília ocorrerão nos dias 20 e 25 deste mês, respectivamente.
A obra reúne textos de Nassif de 2005 até a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. A tese do jornalista é que a “lava jato” não foi uma mera operação, conduzida de forma medíocre e inescrupulosa, mas uma ação impulsionada inicialmente pelos grupos de mídia e que foi sustentada a partir do apoio e da complacência de uma série de instituições de setores relevantes da sociedade.
Nassif interliga o lavajatismo a fenômenos como a revolução das comunicações, o avanço da ultradireita e do crime organizado, sendo esses os precursores do bolsonarismo e da crise da democracia que levaram o país “a perder a visão de futuro”.
Década maldita
O livro resgata a “década maldita de 2010”, quando setores da imprensa conspiraram contra os governos do PT usando, primeiro, o mensalão e, depois, a “lava jato”, segundo Nassif. A obra aborda a atuação de vários personagens que compõem a conspiração que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, à prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com seu afastamento das eleições de 2018, e à ascensão do ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder.