Categorias: Política

Luizianne aprova requerimentos propondo debater a relação pessoas e Inteligência Artificial

Luizianne Lins é deputada federal pelo PT do Ceará. Foto: Reprodução

A Comissão Especial de Inteligência Artificial da Câmara aprovou cinco requerimentos de autoria da deputada federal Luizianne Lins (PT). Todos propõem debater os impactos da IA na atuação do Poder Público, na saúde mental, sobre os direitos autorais e na área da Segurança Pública.

São eles:

*REQ 103/202

Requer a realização de audiência pública para exposição e conhecimento de aplicações e casos relevantes de uso da inteligência artificial pelo Poder Público.

*REQ 104/2025

Requer a realização de audiência pública para debater a questão do direito autoral no treinamento das ferramentas de inteligência artificial.

*REQ 105/2025

Requer a realização de audiência pública para debater os impactos na saúde mental do uso da inteligência artificial.

*REQ 116/2025

Requer a realização de Audiência Pública para discutir os impactos da Inteligência Artificial na Segurança Pública.

*REQ 117/2025

Requer Aditamento ao Requerimento n° 40/2025, para inclusão da palestrante Raquel Rachid – Advogada, pesquisadora da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030 e do Laboratório de Políticas Públicas e Internet.

“De que forma que a regulamentação que está sendo proposta para o uso da Inteligência Artificial pode contribuir de, forma significativa, para a avaliação do impacto algoritmico? Precisamos de auditorias eficazes e de fiscalização, bem como de mecanismos práticos de supervisão independente, favorecendo a proteção de direitos no uso e desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial”, justifica a deputada Luizianne Lins.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais