Na entrevista que concedeu ao jornalista Jocélio Leal, âncora da Rádio O POVO/CBN, na manhã desta sexta-feira, em Fortaleza, o presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou que o governo estuda uma medida para ampliar o empréstimo consignado, atualmente restrito ao funcionalismo público, aos empregados do setor privado e aos pequenos empreendedores (citou o pipoqueiro, o vendedor de cachorro quente…).
“Dinheiro bom é o dinheiro que circula na mão do povo”, disse Lula, sem detalhar qual será a fórmula desse empréstimo consignado que virá para os setores mencionados e que não possuem a mesma fonte garantidora do funcionalismo público (desconto “em folha”).
Lula, no entanto, eu uma pista: será algo nos moldes do “CrediAmigo”, programa bem sucedido de microcrédito tocado pelo Banco do Nordeste e que virou modelo em vários países em desenvolvimento.
DETALHE – Lula cumpre agenda institucional, mas, ainda nesta tarde de sexta-feira, participará de comício pró-Evandro Leitão na Praça do Ferreira, no Centro.
*Leia sobre Lula em Fortaleza aqui.