O presidente Lula afirmou, nesta quarta-feira, em entrevista à jornalista Karla Moura, do Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares, que a conversa mantida, por telefeone, nessa terça, com o presidente Donald Trump, sobre tarifaço, foi das mais positivas.
“Vai ser uma relação muto boa. O Brasil vai ganhar!”, disse Lula, adiantando que virão novas mudanças no tarifaço. Ele não quis dar detalhes, mas reiterou; “Pode esperar! Pode esperar!”
Recentemente, Trump excluiu a taxação de 50% sobre produtos como carne e café, isso porque andou impactando na inflação nos EUA.
Crime organizado
Lula confirmou ter conversado com Trump sobre o combate ao crime organizado, assegurando que virão novidades.
“Eu disse pro Trump: vamos pegar esses brasileiros (envolvidos com o crime organizado) que moram ai!”. Chegou a citar Miami.
Lula deixou claro que as facções brasileiras têm ramificações em vários países, o que exige um combate não de armas, mas usando a inteligência e numa cooperação internacional.
PEC da Segurança
Ele afirmou estar confiante de que, na luta contra o ccrime organizado, o Congresso Nacional saberá contribuir e aprovar a PEC da Segurança.
Disse que há resistências por parte de alguns governadores, mas destacou ser necessária uma ação em conjunto.
Chegou a lembrar que o caso desvendado do assassinato da vereadora Marielle Franco, só foi possível porque a Polícia Federal entrou na investigação.
Agenda oficial
O presidente cumprirá agenda em Fortaleza, com entrega agora de manhã da Carteira Nacional do Professor, no Centro de Eventos, e lançamento do Polo Automotivo na cidade de Horizonte (RMF).
Também vai assinar a ordem de serviço da terceira etapa de orbas do ITA Fortaleza e ainda anunciará um Datacenter do TikTok para o Estado, com implantação prevista para o Pecém.