Categorias: Política

Lula paga para ver e Lupi entrega ministério por meio das redes sociais

Carlos Lupi agora é ex-ministro da Previdência Social

Carlos Lupi jurou inocência, apesar de afirmar que sabia que havia algo de errado em contratos de pensionistas e aposentados, em um prejuízo de cerca de R$ 6 bilhões. O PDT apostou alto ao apontar que uma exoneração de Lupi indicaria um rompimento do partido com a base governista. Lula pagou para ver e nomeou na noite da quarta-feira (30) o procurador federal Gilberto Waller Júnior como novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem o conhecimento de Lupi.

O duro golpe resultou nesta sexta-feira (2) do pedido de demissão de Carlos Lupi, por meio das redes sociais. Sem citar rompimento com o governo Lula, o PDT indicou o ex-deputado Wolney Queiroz como novo ministro. O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou sobre o nome.

Não foi a primeira vez que Carlos Lupi teve a sua pasta envolvida em denúncias de irredularidades. Em 2011, à frente do Ministério do Trabalho no governo Dilma Rousseff, Lupi foi demitido sob denúncias de irregularidades em convênios firmados com Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Confira a carta de demissão de Lupi:

“Entrego, na tarde desta sexta-feira (02), a função de Ministro da Previdência Social ao Presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade.

Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula.

Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador.

Continuarei acompanhando de perto e colaborando com o governo para que, ao final, todo e qualquer recurso que tenha sido desviado do caminho de nossos beneficiários seja devolvido integralmente.

Deixo meu agradecimento aos mais de 20 mil servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, profissionais que aprendi a admirar ainda mais nestes pouco mais de dois anos à frente da Pasta. Homens e mulheres que sustentam, com dedicação, o maior programa social das Américas”.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais