O presidente Lula chega hoje ao Panamá, onde participará, como convidado, do fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. Ele fará um um pronunciamento na abertura da reunião nesta quarta-feira (28).
O Fórum vai discutir assuntos como infraestrutura, inteligência artificial, comércio, energia, mineração. Na agenda, previsão de reuniões bilaterais e encontros com outros presidentes que também participam do evento. Entre eles, com o próprio presidente panamenho Mulino, com quem assina um acordo de cooperação tratando de investimentos, expansão comercial e logística entre os países.
Depois da abertura do Fórum, o presidente visita uma das eclusas do Canal do Panamá, para foto oficial e almoço. O Brasil é o décimo quinto maior usuário do Canal do Panamá. Sete milhões de toneladas de produtos exportados por nós passam por lá. O intercâmbio entre os dois países aumentou 78% no último ano, chegando a 1,6 bilhão de dólares. Lula retorna ao Brasil ainda na quarta, mas o Fórum continua até quinta.
São mais de 2500 líderes políticos, empresários e acadêmicos. Entre os participantes, os chefes de estado da Colômbia, Bolívia, Equador e Guatemala e ministros de economia e de finanças dos países.
(Agência Brasil)