Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Lupi diz que Ciro Gomes só sai do PDT se quiser… mas as portas estão escancaradas”

Ciro Gomes é ex-governador do Ceará e ex-ministro

“A presença de Ciro Gomes poderia deixar o PDT em ‘suspeição’, quanto a um alinhamento com o PT e demais partidos de esquerda”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.

Confira:

Ciro Gomes já não mais possui perspectiva de disputar a Presidência da República pelo PDT, em 2026. Também perdeu o poder de liderança da maioria dos deputados pedetistas na Assembleia Legislativa do Ceará. O mesmo ocorre com a bancada do partido na Câmara Federal. Viu o irmão levar a cadeira no Senado, do PDT para o PSB. Foi protagonista do apogeu ao declínio do último reduto pedetista no país, em 12 anos de Prefeitura de Fortaleza. Sem falar que escapou de uma humilhante dívida com o ministro Camilo Santana, quando desafiou o titular do Ministério da Educação para uma aposta que o prefeito Sarto iria para o segundo turno da eleição. O desdém do ministro foi pior que a dívida.

Então, o que estaria segurando Ciro Gomes no PDT? Não seria o salário de pouco mais de R$ 23 mil, segundo atualização do valor no ano passado, pois Ciro abriu mão de três aposentadorias: uma como parlamentar, outra pelo cargo de prefeito e a terceira pelo mandato de governador.

Apesar das portas escancaradas, de acordo com o sentimento de políticos do partido, Ciro Gomes somente deixaria o PDT por vontade própria. É o que garante o presidente nacional licenciado Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.

Lupi estaria sendo pressionado pelo próprio partido a abrir mão de Ciro, diante da oposição do ex-governador do Ceará ao presidente Lula. A presença de Ciro Gomes poderia deixar o PDT em “suspeição”, quanto a um alinhamento com o PT e demais partidos de esquerda, principalmente depois do apoio do agora pequeno grupo cirista a André Fernandes (PL) na eleição ao Paço Municipal.

Caso decida deixar o PDT, Ciro já possui acenos do PSDB e do Progressistas.

É uma novela que promete não ter longos capítulos…

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias