Categorias: Economia

M. Dias Branco utiliza Inteligência Artificial para apoiar equipes de venda

Ivens Júnior, controlador do Grupo M. Dias Branco, é´um dos agraciados. Foto: Daniele Serra

O Grupo M. Dias Branco acaba de adotar a Intgeçligência Artificial para apoiar sua equipe de venda formado por mais de 300 profissionais. Entrou para colaborar Manu, a assistente baseada em IA Generativa desenvolvida com exclusividade para a companhia pela A3Data, consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial, em parceria com a AWS.

Com a ajuda da tecnologia, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas, permitindo que profissionais da empresa alocados em todo o país tenham insights estratégicos que permitem maior eficiência comercial e mercadológica com mais rentabilidade.

“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar e democratizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, explica Rafael Lima, diretor executivo de TI da M. Dias Branco.

Com um portfólio diverso, como massas, biscoitos, torradas, farinhas, margarinas, snacks, granolas e temperos, a companhia está presente em mais de 300 mil pontos de venda em 3,2 mil cidades em todo o país. São 20 marcas de alcance nacional ou regional, como Piraquê, Adria, Vitarella, Fortaleza, Richester, Isabela, Finna e Jasmine. O tamanho e a complexidade da operação criam um desafio extra para a definição do melhor portfólio, com melhor preço, para cada região ou ponto de vendas.

Com o suporte da assistente de inteligência artificial Manu, a análise de rentabilidade comercial passou a ser apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil. Os gestores recebem relatórios personalizados com insights relevantes sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas. Além disso, a própria Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados — tudo de forma autônoma, sem intervenção humana.

“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora executiva de Investimentos e Planejamento Financeiro da M. Dias Branco.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais