Categorias: Artigo

Maiores municípios dos Sertões de Crateús serão governados por mulheres, a partir de janeiro

Silvania Claudino é editora do Jornal O Sertanejo.

Os municípios maiores dos Sertões de Crateús/Inhamuns optaram por eleger mulheres, no último dia 6 de outubro, para governar seus cidadãos pelos próximos quatro anos.

Crateús, o maior deles, com 76 390 habitantes (IBGE-2022), elegeu a segunda prefeita de sua história, após ter sido governado por uma mulher, em 1977. Janaina Farias (PT) será a nova prefeita, a partir de janeiro de 2025.

Em Tauá, segundo município com maior população da região, 61.223 hab (IBGE 2022), reelegeu Patricia Aguiar (PSD) para mais quatro anos no comando do município. Ela já exerceu o cargo anteriormente na cidade. É advogada, é esposa do presidente estadual do PSD, Domingos Filho, e mãe do deputado federal Domingos Neto e da deputada estadual Gabriella Aguiar, eleita vice-prefeita de Fortaleza.

Com pouco mais de 30 mil habitantes (IBGE 2022), Nova Russas também escolheu seguir dirigida por uma mulher, a advogada Giordanna Mano, reeleita no pleito de 6 de outubro. É esposa do deputado federal Júnior Mano.

As expectativas são grandes nos três municípios, dada a sensibilidade feminina nas gestões, mas especialmente em Crateús, que experimentará a nova administração feminina após um hiato de quase 50 anos.

Além disso, Janaína Farias conta com todo apoio dos governos estadual e federal, tendo assim a expectativa aumentada; a população aguarda um mandato cujo saldo maior seja um enorme salto desenvolvimentista no município.

*Silvania Claudino

Editora Jornal O Sertanejo
www.osertanejoonline.com

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais