Mais conforto térmico, segurança e atratividade para quem pedala. Com dois quilômetros de extensão, as obras da ciclovia arborizada da Avenida Dom Luís, na Varjota, tiveram início nessa segunda-feira (22), por meio do programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), com previsão de término no fim de novembro.
“A ideia é que a ciclofaixa se torne mais arborizada e confortável para quem utiliza esse modal. (…) Também faremos um corredor arborizado semelhante lá na Barra do Ceará. E lá será o dobro do tamanho: 4 km de intervenções. Com isso, queremos estimular cada vez mais o uso da bicicleta”, apontou o prefeito Evandro Leitão, que ontem trafegou de bicicleta pela ciclovia.
Segundo o gerente de Operação e Fiscalização da Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC), André Luis, as obras na Dom Luís serão realizadas de forma modular, por trechos, para reduzir os impactos no tráfego.
“Apenas uma das quatro faixas será bloqueada, e não em toda a extensão da avenida. Vamos trabalhar em blocos de dois a três quarteirões, avançando gradualmente”, comentou.
O recurso destinado à obra vem do BICI, como parte do prêmio internacional de US$ 1 milhão concedido à cidade, fornecido pela Bloomberg Philanthropies e gerido pela Global Designing Cities Initiative, que incentiva cidades a promoverem transformações positivas em sua infraestrutura cicloviária