Categorias: Educação

Maracanaú conquista 7º lugar no Ranking Nacional da Pesquisa Alfabetiza Brasil 2024

Roberto Pessoa é o prefeito de Maracanaú. Foto: Divulgação

A rede municipal de ensino da cidade de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) alcançou um feito expressivo: o 7º lugar no Ranking Nacional da Pesquisa Alfabetiza Brasil 2024, do Ministério da Educação, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O resultado confirma a cidade como referência no país em políticas de alfabetização.

A pesquisa avalia o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, com base no ponto de corte de 743 pontos na escala SAEB. A meta nacional para 2024 era de 60%, mas Maracanaú superou amplamente o índice, atingindo 84,92% — nível máximo de desempenho (Nível 5). O município também ultrapassou a média nacional (59,2%) e a da CREDE 1 (82,10%).

O desempenho é fruto de um conjunto de estratégias consistentes e bem estruturadas. Entre elas, destaca-se a Formação Continuada dos professores, com encontros mensais “in loco” e assessorias pedagógicas voltadas para o fortalecimento das práticas de leitura e escrita. Outra ação essencial foi a aplicação e acompanhamento de testes diagnósticos bimestrais, que permitiram identificar dificuldades e planejar intervenções personalizadas.

Além disso, o município investiu no Projeto de Férias: Brincando e Aprendendo, que garantiu atividades lúdicas e educativas durante o recesso escolar, e na formação continuada dos monitores que atuam no turno, contraturno e jornada ampliada, assegurando apoio constante ao processo de aprendizagem. A aplicação dos testes para os estudantes com o acompanhamento dos resultados pelos professores, de gestores escolares e da Secretaria Municipal de Educação.

Essas ações estão alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa que busca garantir que todos os alunos estejam alfabetizados até o final do 2º ano, além de recompor as aprendizagens de estudantes do 3º ao 5º ano que ainda apresentem defasagens.

O resultado obtido reflete o engajamento de professores, gestores, famílias, estudantes, da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Maracanaú, reforçando o compromisso coletivo com a educação de qualidade e o futuro das crianças da cidade.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais