Categorias: Educação

Maracanaú faz o bê-á-bá do combate ao analfabetismo e é destaque no Ceará

Secretário George Valentim e prefeito Roberto Pessoa

Programas inovadores que fortalecem o processo de aprendizagem e o incentivo ao engajamento dos alunos compõem o bê-á-bá do combate ao analfabetismo em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, um dos municípios cearenses que se destacaram no último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2022.

“Os resultados alcançados refletem o compromisso incansável de nossa equipe em promover uma educação inclusiva e de excelência para todos os cidadãos de Maracanaú. Estamos orgulhosos do progresso alcançado, mas cientes de que ainda há desafios pela frente. Continuaremos trabalhando arduamente para garantir que cada criança e adolescente tenham acesso a oportunidades educacionais que os capacitem para um futuro promissor”, comentou George Valentim, secretário de Educação de Maracanaú.

Terceira colocada no ranking cearense de municípios com as menores taxas de analfabetismo, Maracanaú também se destacou no fortalecimento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando disponibiliza oportunidades de educação continuada para aqueles que buscam concluir os ensinos Fundamental e Médio.

O Programa de Contraturno Escolar, a Política de Jornada Ampliada e o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares são exemplos dessas oportunidades.

Maracanaú se destacou ainda pela Universidade Operária do Nordeste, representada pela Escola Profissional Eneida Soares Pessoa.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • Como é gratificante um profissional com um histórico desse em favor da comunicação do nosso estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais