A Prefeitura de Maracanaú é um dos primeiros municípios do Brasil a garantir o reajuste de 5,4% do piso nacional do magistério (retroativo a janeiro), acima da inflação oficial de 2025, que ficou em 3,9% (conforme o INPC).
O projeto de lei 005/2026 foi entregue nesta sexta-feira (23) à Câmara Municipal pelo vice-prefeito e prefeito em exercício Gerson Cecchini, quando agora segue para apreciação do Legislativo de Maracanaú. O ato de entrega do reajuste contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Raphael Pessoa, e demais vereadores.
O aumento do piso do magistério segue o mesmo percentual de 5,4% determinado pela Medida Provisória nº 1.334/2026 do Governo Federal, que trata da atualização do cálculo do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O auxílio-alimentação dos professores também será reajustado no mesmo percentual de 5,4%, ficando em R$ 31,62 por dia de trabalho.
Maracanaú Valoriza
Durante o evento, a Prefeitura entregou ao Legislativo de Maracanaú o projeto de Lei 004/2026 que cria o Programa “Maracanaú Valoriza: Valorizando quem cuida da nossa cidade” e o Cartão Maracanaú Valoriza.
Por meio do cartão, os servidores municipais terão benefícios exclusivos e descontos especiais concedidos por empresas parcerias que aderirem ao programa.