Categorias: Educação

Maracanaú garante reajuste do piso nacional do magistério em 5,4%

Prefeito em exercício Gerson Cecchini assina projeto do reajuste salarial dos professores de Maracanaú. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maracanaú é um dos primeiros municípios do Brasil a garantir o reajuste de 5,4% do piso nacional do magistério (retroativo a janeiro), acima da inflação oficial de 2025, que ficou em 3,9% (conforme o INPC).

O projeto de lei 005/2026 foi entregue nesta sexta-feira (23) à Câmara Municipal pelo vice-prefeito e prefeito em exercício Gerson Cecchini, quando agora segue para apreciação do Legislativo de Maracanaú. O ato de entrega do reajuste contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Raphael Pessoa, e demais vereadores.

O aumento do piso do magistério segue o mesmo percentual de 5,4% determinado pela Medida Provisória nº 1.334/2026 do Governo Federal, que trata da atualização do cálculo do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O auxílio-alimentação dos professores também será reajustado no mesmo percentual de 5,4%, ficando em R$ 31,62 por dia de trabalho.

Maracanaú Valoriza

Durante o evento, a Prefeitura entregou ao Legislativo de Maracanaú o projeto de Lei 004/2026 que cria o Programa “Maracanaú Valoriza: Valorizando quem cuida da nossa cidade” e o Cartão Maracanaú Valoriza.

Por meio do cartão, os servidores municipais terão benefícios exclusivos e descontos especiais concedidos por empresas parcerias que aderirem ao programa.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais