Maria Bethânia recebe nesta sexta-feira o título de Doutora Honoris Causa da UFC

Maria Bethania não fará show no evento. Foto: Jorge Bispo

A Universidade Federal do Ceará vai entrega o título de Doutora Honoris Causa da Instituição à cantora Maria Bethânia.

A solenidade será realizada na Concha Acústica da UFC, a partir das 17h30, e é aberta ao público. No entanto, por questão de segurança, as vagas serão limitadas a três mil pessoas, com controle feito por ordem de chegada.

Na abertura, os músicos Pantico Rocha e Alisson Félix tocam, como músicas instrumentais, “Começaria tudo outra vez”, de Gonzaguinha; “Sonho meu”, de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho; e “Iluminada”, de Jorge Portugal e Roberto Mendes.

A Cerimônia

O evento começa com “Reconvexo”, de Caetano Veloso, interpretada por Aparecida Silvino, enquanto ocorre o cortejo das autoridades universitárias e a composição da mesa. Logo depois, será a vez do cortejo da própria Maria Bethânia, que ocorre ao som de “Carcará”, de João do Vale e José Cândido da Silva, na voz de Luiza Nobel.

O cerimonial será aberto com a música “Iansã”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, cantada por Lorena Nunes, e pelo Hino Nacional, interpretado por Aparecida Silvino.

Na sequência, o reitor Custódio Almeida fará a entrega do título de Doutora Honoris Causa e colocará os “paramentos doutorais” – as vestes típicas desse tipo de solenidade – na homenageada. Bethânia receberá do reitor o capelo (um pequeno chapéu) e a samarra (espécie de túnica ou capa), nas cores azul-rei, que representa a UFC.

Logo após, haverá uma saudação especial e uma fala da nova doutora honoris causa da UFC. Na sequência, o reitor Custódio Almeida fará seu discurso.

O encerramento, às 19 horas, será marcado pelas músicas “Olhos nos olhos”, de Chico Buarque, interpretada por Lorena Nunes; e por “Foguete”, de Roque Ferreira e J. Velloso, e “Explode coração”, de Gonzaguinha, interpretadas por Lorena, Aparecida e Luiza.

Haverá ainda o espetáculo de projeções “Oyá”, com ilustrações elaboradas por alunos da UFC, com referências à trajetória de Bethânia. O trabalho foi desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, coordenados pelos professores Diego Ricca, Roberto Vieira e Newton Becker, com direção executiva do designer Lucas Baptista e supervisão geral da técnica de laboratório Thaís Guimarães, servidora da UFC.

SERVIÇO

*Para o público, os portões estarão abertos a partir das 16 horas. A entrada será pelos portões da rua Nossa Senhora dos Remédios, que fica paralela à avenida da Universidade, e o controle feito mediante uso de pulseiras, que serão distribuídas no momento do acesso.

*Haverá uma entrada exclusiva para pessoas com prioridade.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais