Três a cada cinco aposentados ou pensionistas estão com descontos em seus vencimentos por empréstimos ou financiamentos.
Como forma de evitar que associações e empresas passem a driblar investigações em curso da Polícia Federal sobre possíveis fraudes no INSS, o deputado federal Mauro Filho (PDT-CE) apresentou proposta para evitar novos contratos de empréstimos ou financiamentos a aposentados e pensionistas, por um período de um ano.
“Precisamos repensar toda essa questão e, acima de tudo, defender os direitos de milhões de aposentados e pensionistas de todo o Brasil”, apontou o parlamentar cearense.
“Essa proposta de suspensão preserva os contratos já firmados, evitando impactos imediatos sobre instituições financeiras e beneficiários que dependem de tais operações, mas suspende novas contratações, permitindo ao Poder Público avaliar alternativas que conciliem o acesso ao crédito com a proteção social. A medida é temporária e visa abrir espaço para debates legislativos sobre limites mais restritivos e mecanismos de controle contra práticas abusivas”, ressaltou.