Categorias: Educação

Mauro Oliveira lança nesta quinta o livro “Soberania Digital”

A capa é de Laís Fontenele.

O professor-doutor Mauro Oliveira lançará nesta quinta-feira, às 19 horas, na Livraria Leitura, no Iguatemi Bosque, o livro “Soberania Digital – Colonização e Letramento”.

A publicação é uma elaboração da Omni Editora e tem ilustrações assinadas pelo arquiteto e artista plástico Totonho Laprovítera.

No ato, haverá performance dos artistas Ricardo Guilherme, imortal da Academia Cearense de Letras, e Rogério Soares.

O Livro

“Soberania Digital – Colonização & Letramento” não é apenas uma análise. É um manifesto que ilumina as múltiplas camadas da soberania digital.

Aborda como o Brasil e o Sul Global correm o risco de se tornarem meros consumidores em um enredo escrito por outros, dependentes de tecnologias e infraestruturas controladas por potências estrangeiras.

A obra destrincha a complexa teia da Inteligência Artificial, da computação em nuvem e da cibersegurança, revelando-as como recursos estratégicos vitais que definem poder e segurança nacional.

O Autor

Mauro Oliveira é professor do IFCE. Tem PhD em Informática por Sorbonne Univesity e é mestre em Engenharia Elétrica (PUC-Rio), pós-doutorado em Telecomunicações (Kings College Londres e Ottawa University), professor visitante da Universidade de Troyes (França) e ex-diretor-geral do CEFET-CE.

Também foi secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.

SERVIÇO

*Mais sobre o tema aqui.

*Iguatemi Bosque – Avenida Washington Soares, 85, Edson Queiroz, Fortaleza.

*Horário – Às 19 horas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais