O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceará aprovou, por unanimidade, a outorga da Medalha desta Corte de Contas in memoriam ao conselheiro Alexandre Figueiredo pelos relevantes serviços prestados à administração pública estadual.
A “justa e merecida homenagem do grande legado deixado pelo conselheiro Alexandre, de compromisso, conhecimento, leveza e bom humor”, foi destacada pelo presidente Rholden Queiroz, pelos demais membros do colegiado, assim como pelo Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará.
A homenagem com a condecoração da Medalha ocorrerá em Sessão Solene do Pleno, dia 14 de outubro. A programação faz parte das comemorações pelos 90 anos do TCE Ceará.
Alexandre Figueiredo
Luís Alexandre Albuquerque Figueiredo de Paula Pessoa foi empossado como conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará em 29/6/1995, onde exerceu as funções de presidente e vice-presidente da Corte de Contas cearense, fundador e diretor-presidente da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC).
Teve uma carreira atuante baseada na defesa da legalidade e na valorização da pesquisa e da educação. Antes de ser conselheiro do TCE Ceará, atuou como deputado estadual e secretário de recursos hídricos. Foi também professor universitário. O conselheiro Alexandre Figueiredo morreu em 16 de junho de 2024, aos 66 anos.