Categorias: Ceará

Medalha Padre Cícero, do TRE do Ceará, vai homenagear cinco personalidades

Eudoro Santana é presidente regional do PSB. Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará anunciou as cinco personalidades cearenses que serão agraciadas na segunda edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista.

Neste ano, a comenda homenageará Alacoque Bezerra (in memoriam), primeira mulher a ocupar o Senado; Eudoro Santana, presidente regional do PSB; Inacio Cortez, ex-presidente do TRE; João Hilário, radialista; Padre Murilo de Sá Barreto (in Memoriam).

A cerimônia de entrega da medalha ocorrerá no próximo mês de março, durante evento do TREC em Juazeiro do Norte.

Lançada em janeiro de 2024, a comenda é voltada ao público externo e homenageia personalidades e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.

Homenageados

*Eudoro Santana

Natural de Quixeramobim, tem uma trajetória de destaque no desenvolvimento da Região Sul do Ceará. Eudoro Walter de Santana é engenheiro civil e político com quatro mandatos de deputado estadual. Destacou-se no parlamento como estudioso do Orçamento Público e dos Recursos Hídricos, o que o levou a ocupar cargos relevantes na administração pública, como diretor regional do INCRA e secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado do Ceará. Foi homenageado, em dezembro de 2024, como Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará.

*Inácio Cortez

Nasceu na cidade de Crato, tem formação em Direito e atuação em diversas funções no judiciário, incluindo a presidência e a Corregedoria do TRE do Ceará. A trajetória do desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto no Tribunal de Justiça do Ceará iniciou em 2011 e tem sido marcada por sua dedicação, buscando o diálogo e a eficiência na gestão pública.

*João Hilário

Natural de Barbalha, João Hilário Coelho Correia é formado em Letras. É radialista e professor aposentado, profissões que iniciou ainda na adolescência. Sua atuação no magistério concentrou-se nas áreas de Línguas e Literatura. Como agente público, exerceu dois mandatos como prefeito de Barbalha. Atualmente, é apresentador de rádio e comentarista esportivo. Tem importante impacto no âmbito cultural e político do Cariri.

*Alacoque Bezerra (In memoriam)

Primeira mulher a representar o Ceará no Senado Federal, tendo sido eleita com mais de um milhão de votos pela legenda do partido. Nascida em Juazeiro do Norte, no ano de 1921, Maria Alacoque Bezerra de Menezes tem uma trajetória de referência na luta por políticas que visam o desenvolvimento social e educacional. A senadora atuou como professora, diretora do Grupo Escolar Padre Cícero e delegada regional do Ensino no Cariri. Faleceu em 2012, aos 91 anos de idade.

*Padre Murilo de Sá Barreto (In memoriam)

Monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto foi um sacerdote católico que atuou como pároco da igreja matriz de Juazeiro do Norte por quase 48 anos. Conhecido como o “Vigário do Nordeste”, em razão do seu ministério sacerdotal no município cearense. Era conhecido, também, como Monsenhor Murilo. Nascido em 1930, em Barbalha, iniciou aos 14 anos no seminário São José, em Crato. Dedicou a sua vida ao cuidado dos romeiros e à defesa das causas da cidade de Juazeiro do Norte. Formou-se em Filosofia e Teologia. O sacerdote faleceu aos 75 anos, em Fortaleza, em dezembro de 2005.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais