Os Correios acabam de lançar um selo institucional para celebrar Gabriel Geraldo dos Santos Araújo, o Gabrielzinho, nadador paralímpico brasileiro recordista em medalhas. A peça é a terceira da série filatélica “Personalidades”, criada pela atual gestão da estatal para destacar expoentes brasileiros da música, da literatura, do teatro, das artes e dos esportes e que já consagrou o músico Gilberto Gil e a ginasta Rebeca Andrade.
O atleta mineiro de 22 anos nasceu com focomelia, anomalia congênita que impede a formação normal de braços e pernas. A condição, que poderia ser um obstáculo, se tornou um estímulo ao esporte. Ainda na escola, Gabrielzinho começou a participar de competições e hoje acumula mais de uma dezena de medalhas conquistadas em jogos paralímpicos e em campeonatos mundiais.
“Os Correios têm a honra de prestar esse reconhecimento ao Gabrielzinho, atleta de alto nível que é uma inspiração para todas as brasileiras e brasileiros. Sua trajetória confirma o esporte como um grande instrumento de transformação e superação e temos orgulho de registrar esse grande campeão paralímpico na nossa filatelia”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Para Gabriel, estampar um selo dos Correios significa que a sua árdua jornada não foi em vão. “É uma honra enorme, depois de todas as dificuldades que passei. Isso mostra que toda essa luta valeu a pena. É um reconhecimento mágico, especial e único. Estou muito feliz e só tenho a agradecer pela oportunidade, por estar conseguindo, por meio da natação e do esporte, levar uma pouco da minha história, motivar pessoas e contribuir para termos uma sociedade melhor. O reconhecimento do meu trabalho e dos meus resultados é a melhor medalha de ouro que tenho”, disse o paraatleta, que subiu três vezes ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
SERVIÇO
*A peça filatélica traz uma fotografia de Gabrielzinho nos Jogos de Paris, de autoria do fotógrafo esportivo Yan Ferreira.
*O selo estará disponível para comercialização na loja online e por meio de encomenda nas agências dos Correios.