Categorias: Educação

Medicina da Uece atinge nota máxima na primeira edição do Enamed: 1ª no Ceará

Campus de Fátima, da Uece. Foto: Arquivo

A Universidade Estadual do Ceará comemora um tento. O curso de Medicina oferecido pela Instituição obteve nota máxima (5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado ano passado.

Ao todo, foram avaliados 351 cursos de Medicina em todo o país, dos quais apenas 49 alcançaram a nota máxima.

No resultado geral, a Uece se destaca sendo o 1º lugar do Ceará e o 28º do País, com 93,2% de seus participantes obtendo nota igual ou acima do esperado. Entre as estaduais, a Uece está no Top 10 do Brasil.

Referência

O reitor em exercício da Uece, professor Dárcio Texeira, ressaltou que o desempenho alcançado no Enamed reflete a maturidade acadêmica da Universidade e o trabalho contínuo desenvolvido ao longo dos anos.

“A nota máxima obtida pelo curso de medicina da Uece confirma a consolidação do curso da Universidade Estadual do Ceará como referência na formação médica, resultado do investimento em qualificação docente, infraestrutura, integração com os serviços de saúde e compromisso com a sociedade cearense”.

Enamed

O Enamed é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e será aplicado anualmente, como uma adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) para os concluintes do curso de Medicina no Brasil. O desempenho dos estudantes no Enamed poderá ser utilizado para o ingresso em programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Além de avaliar a formação médica, o Exame tem como objetivos apoiar a melhoria dos cursos, aprimorar os processos de seleção para a residência médica, fortalecer o SUS e promover maior unificação e transparência, a partir de um modelo padronizado de avaliação em âmbito nacional.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais