“Médicos escritores cearenses, alguns dos quais se filiam à Academia Cearense de Medicina, de feição mais científica; e/ou consorciam-se na seccional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores”, aponta o jornalista Barros Alves. Confira:
Na história da Cultura, não poucos esculápios enveredaram pela seara da literatura, escrevendo com criatividade artística textos não afetos às ciências médicas. Grandes nomes do romance, da poesia, do conto e da crônica inscrevem-se na história das artes literárias na condição de médicos que se deleitam em narrar com imaginação fértil e maior inspiração episódios e fatos ficcionais ou históricos fortemente assentados nas atividades médicas que exercem no cotidiano. Na antiguidade vale registrar os nomes do grego Ctésias Cnido, historiador de bom quilate. São Lucas, o escritor de um dos quatro Evangelhos, foi sagrado padroeiro dos médicos por ser discípulo de Hipócrates. Entre muitos, ao longo do tempo, registram-se como médicos os filósofos do Islamismo Ibn Sina, o popular Avicena, e Maimônides; Nicolau Copérnico, que se notabilizou na Astronomia; François Rabelais, sacerdote francês autor de obras satíricas e humorísticas. Entre os médicos brasileiros que pontificaram na literatura citamos os exemplos de Joaquim Manuel de Macedo, Afrânio Peixoto, Guimarães Rosa, Pedro Nava e Moacir Scliar. No Ceará não se há de esquecer, entre tantos médicos de grande valor, os escritores Guilherme Studart, o Barão; Antônio Justa, Bezerra de Menezes, Vinícius Barros Leal, autor de uma História da Medicina no Ceará; Airton Monte, Pedro Henrique Saraiva Leão, José Maria Chaves, estes inscritos no livro da saudade.
Por agora, os médicos escritores cearenses, alguns dos quais se filiam à Academia Cearense de Medicina, de feição mais científica; e/ou consorciam-se na seccional da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – SOBRAMES, congregam-se na Academia Cearense de Médicos Escritores – ACEMES, que recentemente deu posse festivamente à nova diretoria sob a presidência do médico amigo e conterrâneo Dr. Luiz Moura Jr., não apenas um médico de respeitável trajetória profissional, mas um escritor de talento confirmado pela crítica e pelos leitores. Na vice-presidência da entidade assenta-se Dr. José Maria Bonfim, intelectual de sobejados méritos e conhecimentos científicos referendados por uma longa trajetória no exercício profícuo da Medicina. Vale lembrar, por pertinente, que há poucos dias, sob os auspícios da ACEMES, realizou-se em Quixadá o VI Encontro de academias de Letras, do qual participaram representantes de várias arcádias literárias de diversas regiões cearenses, constituindo momentoso evento de discussão cultural e congraçamento.
A ACEMES tem em seus quadros personalidades que honram não apenas a história da Medicina no Ceará, mas pontificam nas lides da Literatura, de outras Artes como a Música e a Pintura; e na Arte Política. O decano Lúcio Alcântara, sinônimo de retidão moral na Política e na Administração Pública, é reconhecidamente um benfeitor na área da Saúde Pública em nosso Estado, área esta em que, por seu turno, pontifica como pesquisador e estudioso o Dr. Lineu Jucá, cronista cuja escritura se caracteriza pela singeleza e sensibilidade. Wellington Alves, Flávio Leitão, Marcelo Gurgel e Sávio Pinheiro, entre os demais, são nomes que enobrecem a “quadraginta litteratum”, formada exclusivamente por médicos com apreciáveis currículos na seara da produção literária.
Impõe- se registrar que nessa plêiade fulgura uma única estrela de primeira grandeza: a médica, escritora e poetisa Dione Rôla, detentora de inegável talento musical, que brindou o seleto auditório cantando “La vie en rose”, a belíssima canção imortalizada na voz da insuperável Edith Piaf. A Dra. Dione emocionou a todos. E para completar essa noite literária de muitas alegrias, reencontrei depois de muitos anos, o querido poeta Leite Júnior, professor de Literatura da UFC, uma personagem detentora de grandes méritos como intelectual e como ser humano.
Parabéns, portanto, a todos quantos se abrigam sob o pálio da Academia Cearense de Médicos Escritores, com um especial louvor para o presidente Luiz Moura Jr.
Barros Alves é jornalista e poeta