Com o título “Mensagem: 420 anos do Marco Zero de Fortaleza”, eis artigo de Adauto Leitão, professor e historiador. Ele continua contestando a data de aniversário da cidade de Fortaleza. Para ele, a data seria 25 de julho.
Confira:
A Fortaleza com 420 anos de seu Marco Zero não recebe o devido valor que a sua história faz por merecer. Em qualquer cidade do planeta uma efeméride de mais de quatro séculos da municipalidade seria contemplada com a devida atenção e magna celebração, neste dia 25 de julho.
A atual gestão da prefeitura municipal de Fortaleza , do contrário, ignora a ciência História e promove institucionalmente o que se pode considerar: “Apagamento”!
Tenta obscurecer a fundação de Fortaleza, que aconteceu em 25 de julho de 1604. Quando foi erigido o Forte de Santiago, às margens direita do Rio Ceará.
A Prefeitura de Fortaleza omite 122 anos, quando considera que um decreto datado em 13 de abril de 1726 tem mais valia que o Marco inicial de 1604. É, sem dúvida alguma, um Crime de Lesa Capital.
Apenas citando alguns fatos antecedentes, por exemplo: A primeira Câmara de Vereadores no território de Fortaleza, foi inaugurada em julho de 1701. Daí se nota que contradiz a “comemoração” do suposto
ano 1726. É algo que ridiculariza a memória política e administrativa da cidade de Fortaleza. O que chama atenção é o fato que o atual prefeito, José Nogueira Sarto, ser um ex-presidente da Câmara Municipal. O que é plausível considerar que não sabe a própria história da cidade e do poder legislativo do município.
Em tempo. A Historia é uma ciência que resgata, mantém e promove o conhecimento para a memória coletiva. É algo atemporal, pois um pesquisador poderá sempre trazer à luz fatos que fazem refletir e valorizar as origens de um povo. Quem se posicionar contra a ciência será julgado pela Historia.
Viva os 420 anos do Marco Zero de Fortaleza!
*Adauto Leitão de Araujo Junior
Professor, historiador e dretor de Cultura da ACECULT.