No cenário imobiliário de Fortaleza, os números revelam uma dinâmica de crescimento, conforme demonstrado pelos dados do acumulado de janeiro a abril deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior e que estão sendo divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).
“Os resultados demonstram a resiliência e o potencial do mercado imobiliário em Fortaleza”, afirma Patriolino Dias de Sousa, presidente do sindicato. Ele destaca também que pesaram nesses bons resultados os lançamentos de imóveis na capital cearense, com incremento da ordem de 120%.
Somente em abril de 2024, foram lançadas 288 unidades residenciais verticais na cidade, contribuindo significativamente para um total de 1.830 unidades lançadas no período mencionado, com 790 unidades no padrão econômico e 1.040 em outros padrões.
O Valor Geral de Vendas (VGV) em Fortaleza e Região Metropolitana atingiu a marca de R$ 1,4 bilhão nos primeiros quatro meses do ano. Entre janeiro e abril de 2024, as vendas na capital e na Região Metropolitana aumentaram em 39% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando a comercialização de 4.637 unidades neste ano. Em Fortaleza, especificamente, o crescimento das unidades comercializadas foi ainda mais expressivo, alcançando 40%.
Estoques
Fortaleza e Região Metropolitana tem um estoque de 11.586 unidades. A capital concentra 7.430 unidades. Já a Região Metropolitana 4.156 unidades.
O preço médio do metro quadrado em Fortaleza foi registrado em R$ 11.057,00, refletindo a demanda crescente e a valorização do mercado imobiliário local.
Para Patriolino Dias de Sousa, o mercado imobiliário em Fortaleza continua a se destacar como um importante segmento da economia regional, oferecendo oportunidades tanto para investidores quanto para aqueles em busca de um lar. “O futuro parece promissor, com perspectivas de crescimento sustentável e desenvolvimento contínuo”, afirmou.