Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mestrado em Administração da Unifor recebe prêmio em Harvard

Premiação dá maior peso ao MBA de Administração dessa Instituição privada. Foto: Divulgação

O Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade de Fortalezaacaba de ser reconhecido internacionalmente. Recebeu premiação da rede Microeconomia da Competitividade (MOC), ligada à Escola de Negócios da Universidade de Harvard (EUA). O prêmio destaca, segundo a assessoria de imprensa da Instituição, a relevância e potencial de impacto do projeto desenvolvido por alunos do programa, consolidando a posição da Unifor como referência no ensino e na pesquisa em competitividade e desenvolvimento regionais.

A premiação celebra a disciplina Microeconomia da Competitividade, que passará a se chamar Competitividade e Desenvolvimento Regional. Oferecida pela Unifor em alinhamento com o programa da Escola de Negócios de Harvard, a disciplina adota métodos e conteúdo de vanguarda na análise da competitividade regional. Segundo os organizadores, o prêmio reflete o reconhecimento de pesquisadores internacionais ao rigor e à relevância dos projetos desenvolvidos no âmbito do curso.

A premiação foi entregue durante jantar de confraternização no Harvard Faculty Club, reunindo professores e pesquisadores da rede MOC. O evento, além de celebrar os projetos vencedores, é um momento único para discutir novas iniciativas e parcerias globais. Segundo os participantes, a integração com a rede MOC é um diferencial do programa, permitindo que a produção técnica e acadêmica da Unifor alcance públicos internacionais e contribua para o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões.

“Esse reconhecimento internacional mostra que nosso curso é um núcleo ativo e engajado na rede MOC, capaz de liderar projetos específicos sobre diagnóstico e proposição de políticas e ações de competitividade regional. O prêmio destaca tanto a dedicação dos nossos alunos quanto o papel da mentoria”, destaca o professor Afonso Lima, coordenador do MPA da Unifor e responsável pela disciplina.

“O reconhecimento é mais um marco para o MPA da Unifor, consolidando sua missão de formar profissionais capacitados para transformar cenários regionais e globais por meio da pesquisa aplicada e da inovação”, ressalta o professor Afonso Lima.

Projeto premiado

Elaborado pelos alunos Felipe de Albuquerque Mourão, Sidney José Meireles de Andrade, Adilson Antônio Borges Júnior e Cayo Cid de França Moraes, o trabalho vencedor analisou a competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL) de papel e celulose em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Utilizando o Modelo Diamante de Michael Porter e outros, o projeto investigou como essa aglomeração industrial se destaca globalmente, sendo a região a maior produtora de celulose de qualidade do mundo.

Entre as contribuições, o estudo aponta para o potencial subaproveitado do APL em desenvolver produtos de maior valor agregado, além da necessidade de maior articulação entre as empresas locais e multinacionais. “Embora uma estrutura integrada e inovadora das empresas seja um diferencial, há um desafio em promover novos negócios locais e ampliar o impacto econômico no setor. A geração crescente de empregos é um bom indicador, mas desenvolvimento econômico vai muito além disso”, afirmam os autores no projeto.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias