Fernando César de Araújo Lima, o Mestre Dingo, reconhecido como um dos precursores da capoeira do Ceará, está comemorando 48 anos de dedicação ininterrupta à prática dessa luta ancestral afro-brasileira. Aos 62 anos, ele vai comemorar essa trajetória num evento especial que ocorrerá nesta quinta-feira, a partir da 19 horas, na sede do Ponto de Cultura Capoeira Mundi, em Fortaleza, do qual é fundador e coordenador.
Na ocasião, além de relembrar momentos marcantes de sua caminhada, Mestre Dingo apresentará as próximas ações, em Fortaleza, do Ponto de Cultura Capoeira Mundi, que já mantém atividades regulares na França (Marselha) e Inglaterra (Manchester), e anunciará oficialmente a abertura de uma nova filial na cidade de Munique, Alemanha.
O Capoeira Mundi foi oficialmente certificado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará como Ponto de Cultura em 2023, passando a integrar a Rede Cearense Cultura Viva. A celebração reunirá amigos(as), mestres/mestras e lideranças da comunidade capoeirista local.
Trajetória
Mestre Dingo integra o seleto grupo que se iniciou na prática da capoeira, em Fortaleza, na segunda metade da década de 1970, ao lado de nomes como Paulão, Canário, Gurgel, dentre outros. Essa geração é reconhecida como a responsável pela popularização, consolidação e difusão da capoeira na capital Fortaleza e no Estado do Ceará.
Sua contribuição à cena cultural da capoeira do Ceará foi reconhecida em diversas ocasiões pela comunidade capoeirista local. Em novembro de 2023, foi homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza com o título de “Mestre da Velha Guarda”, em sessão solene promovida pelo Fórum da Capoeira do Ceará e pela Federação de Capoeira do Ceará.
No ano seguinte, recebeu o reconhecimento como “Precursor da Capoeira Cearense”, durante o III Encontro dos Precursores da Capoeira Cearense, promovido pelo Coletivo Cearense Movimento de Revalorização da Capoeira Brasileira.
Ao longo de quase cinco décadas, Mestre Dingo tem sido um dos principais embaixadores da capoeira cearense, formando centenas de alunos e participando como convidado especial em eventos no Brasil e no exterior. Sua trajetória inspira gerações e fortalece o elo entre tradição, identidade e resistência cultural.
*Mais sobre Mestre Dingo aqui.
SERVIÇO
*Sede do Ponto de Cultura Capoeira Mundi – Rua Jovino Guedes, 67, Aldeota, Fortaleza.