A Assembleia Legislativa realizará, às 17 horas desta terça-feira, sessão solene em homenagem aos mestres e mestras da capoeira do Estado e aos 19 anos da Lei n° 9041/2005, que institui a Semana Municipal da Capoeira em Fortaleza. A solenidade atende a um requerimento dos deputados Larissa Gaspar (PT) e Sargento Reginauro (União Brasil), subscrita por Dr. Aloísio (União Brasil) e Felipe Mota (União Brasil).
Segundo Larissa, os mestres e mestras são importantes para manter as tradições culturais vivas. “São figuras muito comuns na maioria das manifestações das culturas populares de todo mundo. São considerados os guardiões da memória, da tradição, dos saberes e fazeres de uma determinada comunidade”, justifica a deputada.
Na capoeira, de acordo com Larissa Gaspar, os mestres e mestras são vistos como exemplos de vida. “Alguém que é uma espécie de professor, amigo e ídolo para os mais jovens inspirando-os através do exemplo a se tornarem não apenas capoeiristas, mas também pessoas melhores”, assinalou.
Para a deputada petista, a homenagem é uma oportunidade para destacar a Roda de Capoeira, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.