Categorias: Ciência

Metodologia desenvolvida na UFC ensina cegos a verem as cores através da sinestesia olfativa

Luis Sergio Santos é jornalista, escritor e professor da UFC. Foto: Instituto Myra e Eliane

A Universidade Federal do Ceará vai promover  uma oficina ampliada, na segunda e terça-feira próximas, das 9 às 12 horas, em parceria com o Instituto dos Cegos do Ceará. O objetivo é testar a metodologia “Um aroma,uma cor”, que alfabetiza cegos em relação às cores, através da sinestesia olfativa. A oficina ocorrerá no auditório do Museu de Arte da UFC (MAUC).

Esta metodologia, via olfato — um dos sentidos químicos mais aguçados, é inédita em termos globais, considerando que outros métodos de alfabetização de cores para cegos são táteis, via Braille e, outro associa formas geométricas às cores.

Além disso, a sinestesia decorre do uso de cores com adição de aromas sintetizado. Hoje são mais de seis mil aromas sintetizados.

Associação

No treinamento, os cegos aprendem a associar um aroma e uma cor.

O método desenvolvido pelo professor Luís Sérgio Santos, de Design Gráfico da Universidade Federal do Ceará, e pelo químico Josafá Rebouças, potencializa o caminho sensorial olfativo. O primeiro teste aconteceu no Curso de Jornalismo da UFC e obteve 100% de acertos.

A metodologia foi desenvolvida para atender a demanda de sala de aula, onde um aluno cego cursa a disciplina de Design Editorial e que tem um dos itens a paleta de cores. Assim, foi desenvolvida uma paleta de cores denominada VICS (Visually Impaired Color Standardization).

Nessa oficina vão estar 18 pessoas do Instituto dos Cegos do Ceará, entre professores, alunos cegos, um médico e atores do grupo de teatro para cegos.

No ato, haverá também a fala do oftalmologista Karlo Sancho e o depoimento do artista plástico Stênio Burgos, já que, ao final, cada participante pintará uma tela. Os que não forem cegos participarão da oficina com os olhos vendados.

Programação

Dia 27

9h – Acolhimento aos participantes da Oficina

9h30min – Abertura

Prof Luis Sérgio Santos
Curso de Jornalismo da UFC, desenvolvedor e co-autor da metodologia VICS

Dr. Marcos Queiroz
Instituto dos Cegos do Ceará

Maria Carlizeth Campos, assistente em administração do MAUC

Graciele Karine Siqueira, diretora do MAUC

Osmar de Sá Ponte Júnior, presidente do CETREDE | Centro de Treinamento e Desenvolvimento

Reitor Custódio Almeida.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais