Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação oferece curso no Ceará

Para alunos que têm curiosidade em aprender sobre o undo da internet. Foto: Divulgação

Por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos da Lei nº 8.248/1991, o Instituto iRede acaba de abrir 600 vagas gratuitas para um dos programas mais avançados do país voltados à formação de jovens em Web 3.0, com foco em Blockchain, Smart Contracts e Metaverso. A iniciativa busca ampliar o acesso à educação tecnológica de alto nível para quem deseja entrar ou se reposicionar no mercado digital.

A capacitação é 100% online, tem 120 horas de duração e foi estruturada para atender tanto iniciantes quanto pessoas que já possuem experiência em programação. Além da formação técnica, o programa reforça seu compromisso social ao reservar 60 vagas exclusivamente para mulheres, estimulando diversidade e inclusão em um setor ainda desigual.

Podem participar estudantes (a partir do 3º semestre), profissionais de TI ou pessoas com experiência em programação. As ações de mobilização incluem foco especial nas regiões de Fortaleza, Campinas (SP) e Manaus (AM), consideradas pólos estratégicos para o avanço do ecossistema de tecnologia. As inscrições estão abertas até o dia 6 de janeiro de 2026.

Democratizar

Segundo o professor Antônio Barros de Serra, CEO do Instituto iRede, a proposta é romper barreiras e democratizar o acesso às tecnologias mais avançadas do mundo. “Estamos formando talentos para o presente e o futuro. A Web 3.0, o Blockchain e o Metaverso já fazem parte das transformações que movem a economia digital. Este programa nasce com o compromisso de oferecer educação gratuita, prática e de alta qualidade, permitindo que jovens de todo o país encontrem novas oportunidades e participem ativamente da construção dessa nova era tecnológica”, afirma.

O curso é dividido em módulos teóricos e práticos, com aulas gravadas e encontros ao vivo no período noturno, garantindo maior flexibilidade para estudantes e trabalhadores. Além do conteúdo técnico, os participantes terão acesso a mentorias com especialistas, desafios práticos, acompanhamento pedagógico e atividades que simulam demandas reais do mercado.

SERVIÇO

*Bolsa da Residência: R$ 3.000/mês por até 8 meses

*Inscrições: https://web3.irede.org.br

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais