O Ministério da Saúde abriu inscrições para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS).
No Ceará, estão disponíveis 111 vagas imediatas em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública de 17 municípios do estado. Atualmente, 103 médicos atuam em áreas como anestesiologia, cirurgia geral e radiologia, em diversos municípios cearenses.
Inscirções
Os interessados devem se inscrever na plataforma da UNA-SUS até o dia 19 de fevereiro. O edital do Mais Médicos Especialistas prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica.
O foco de atuação desses profissionais são regiões remotas, com alta demanda e maior vulnerabilidade social. O Mais Médicos Especialistas também permite o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.
Aprimoramento profissional
Além de reforçarem o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados passarão por aprimoramento profissional em sua área de formação. O curso será ministrado por profissionais de excelência de hospitais integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras. Com isso, o SUS contará com especialistas cada vez mais atualizados.
Serão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas semanais de atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência.