A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, recebe na quarta-feira (4) o título de cidadão cearense, em sessão solene a partir das 17 horas, por meio do requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT).
De acordo com a justificativa da parlamentar, a honraria reconhece a trajetória de luta, compromisso social e defesa dos direitos humanos da ministra, que se destaca nacionalmente pelo enfrentamento ao racismo, às desigualdades e pela promoção da igualdade racial no Brasil.
“O Ceará, terra que primeiro aboliu a escravidão no Brasil, presta homenagem a uma mulher que representa a luta por igualdade racial, justiça social e direitos humanos em todo o país”, apontou Larissa Gaspar.
Anielle Franco
Irmã da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março de 2018, Anielle é fundadora do Instituto Marielle Franco, dando continuidade ao legado de luta por justiça social, democracia, direitos das mulheres, da população negra, LGBTQIA+ e das periferias.
Graduada em Inglês e Jornalismo, com mestrado em Jornalismo, Anielle construiu ainda uma trajetória pautada na educação, no esporte e na militância social.