A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente do Banco do Nordeste, Pauilo Cãmara, vão lançar, na próxima quinta-feira, no Centro Cultural do Caririr, no município do Crato, o programa Karirir Criativos. Trata-se de uma iniciativa voltada para o fortalecimento da economia criativa no território do Cariri cearense.
O ato de lançamento, que contará também com a participação de Aldemir Freire, diretor de Planejamento do BNB, ocorrerá na solenidade de abertura do Seminário Raízes do Amanhã.
Na cerimônia de abertura, com início às 9 horas, haverá a assinatura do Pacto Kariri, articulação que reúne universidades, prefeituras e instituições parceiras em torno da economia criativa regional.
O documento norteia as ações do Kariri Criativo e propõe a implementação de ações estratégicas para o setor, além do reconhecimento dos agentes culturais e criativos do Cariri.
Raízes do Amanhã
Com patrocínio do BNB, por meio da Lei Rouanet, e realização do Governo do Ceará e da Quitanda Soluções Criativas, o seminário propõe ações colaborativas para impulsionar setores como artesanato, moda, gastronomia, design, música, audiovisual e artes cênicas.
Quer promover o desenvolvimento sustentável com base nos saberes locais, inovação e inclusão social.
Ao longo de dois dias, o seminário reunirá especialistas, empreendedores, artistas e gestores públicos em mesas temáticas e laboratórios de cocriação (Kariri Labs), fomentando o diálogo entre tradição e contemporaneidade, com foco na juventude e nos ecossistemas criativos locais.
SERVIÇO
*Centro Cultural do Cariri – Crato.