Categorias: Política

Ministra Margareth Menezes será agraciada com a Medalha Lauro Maia

Margareth Menezes é a ministra da Cultura. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou a proposta do vereador Aglaylson (PT) que concede a Medalha Lauro Maia à cantora e ministra da Cultura, Margareth Menezes. A honraria é uma das mais importantes do Legislativo de Fortaleza e homenageia personalidades que se destacam na promoção e valorização da cultura. Leva o nome do compositor cearense Lauro Maia, símbolo da música popular e da identidade artística da cidade.

Para o vereador Aglaylson, a homenagem é um ato de reconhecimento à arte, à resistência e à reconstrução das políticas culturais no Brasil. “Margareth representa a força da cultura popular e da mulher negra nordestina. Sua trajetória dá voz ao povo, valoriza a diversidade e devolve dignidade a um setor que foi duramente atacado nos últimos anos. Fortaleza tem motivos de sobra para homenageá-la”, destacou o parlamentar.

Ministra-cantora

Com mais de 35 anos de carreira, Margareth Menezes é cantora, compositora e atriz, reconhecida nacional e internacionalmente. Além de levar a música brasileira a mais de 30 países, é fundadora da Fábrica Cultural, projeto social que há mais de duas décadas promove formação e geração de renda para jovens e mulheres em Salvador (BA).

Desde que assumiu o Ministério da Cultura, Margareth tem sido peça-chave na retomada das políticas públicas para o setor, com a reativação da Lei Rouanet, a execução da Lei Paulo Gustavo e a implementação da Lei Aldir Blanc 2, que garantem recursos para artistas e produtores culturais em todo o país, incluindo Fortaleza.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais