O deputado federal do União Brasil do Maranhão, ministro das Comunicações e médico José Juscelino dos Santos Rezende Filho foi indiciado pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. De acordo com o inquérito da PF, Juscelino Rezende teria desviado verbas federais na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), antes de sua nomeação no governo Lula, quando o União Brasil foi acomodado na base de apoio do governo no Congresso Nacional.
As investigações apontam que o então parlamentar do União Brasil teria destinado R$ 50 milhões em emendas no orçamento secreto, mas R$ 5 milhões teriam sido desviados para uma estrada que passa por uma fazenda de propriedade de Juscelino Rezende, no município maranhense de Vitorino Freire, onde a irmã do deputado e agora ministro é prefeita.
Em sua defesa, o ministro aponta “uma narrativa de culpabilidade perante à opinião pública, com vazamentos seletivos, sem considerar os fatos objetivos”.
É a segunda vez, em menos de três meses, que o União Brasil ganha as manchetes policiais. No final de março, a Polícia Federal apontou o deputado Chiquinho Brazão como um dos mandantes da morte da vereadora carioca Marielle Franco.
(Com Agências)