Moradores dos bairros Ellery e Presidente Kennedy denunciam ao Blogdoeliomar o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta, junto à Semace, por parte de uma fábrica de embalagens, que há 50 anos estaria causando poluição atmosférica e sonora na região noroeste de Fortaleza.
O acordo para a fábrica adotar medidas previstas no TAC foi encerrado no fim de novembro, sem qualquer satisfação por parte da empresa ou pedido por mais tempo, desde que apresentasse algum avanço.
A população reclama de doenças respiratórias, alergias e infecções na pele provocadas pela poluição do ar que vem da fábrica que ocupa três quadras na rua Pompeu Cavalcante, além do forte barulho emitido pelas máquinas em operação.
A fábrica estaria com licença vencida, desde 2018, mas continua em funcionamento. A empresa já foi condenada pela Justiça do Ceará por prática de crime ambiental, com sentença proferida no último dia 11 de novembro em decorrência da poluição do ar e do barulho.
A Associação Comunitária dos bairros Ellery e Monte Castelo e integrantes do Movimento das Famílias afetadas pela Poluição reforçaram a solicitação para que a Semace não renove a licença ambiental da empresa.