Moradores dos bairros Ellery e Presidente Kennedy denunciam 50 anos de poluição por fábrica

Moradores dos bairros Ellery e Presidente Kennedy denunciam ao Blogdoeliomar o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta, junto à Semace, por parte de uma fábrica de embalagens, que há 50 anos estaria causando poluição atmosférica e sonora na região noroeste de Fortaleza.

O acordo para a fábrica adotar medidas previstas no TAC foi encerrado no fim de novembro, sem qualquer satisfação por parte da empresa ou pedido por mais tempo, desde que apresentasse algum avanço.

A população reclama de doenças respiratórias, alergias e infecções na pele provocadas pela poluição do ar que vem da fábrica que ocupa três quadras na rua Pompeu Cavalcante, além do forte barulho emitido pelas máquinas em operação.

A fábrica estaria com licença vencida, desde 2018, mas continua em funcionamento. A empresa já foi condenada pela Justiça do Ceará por prática de crime ambiental, com sentença proferida no último dia 11 de novembro em decorrência da poluição do ar e do barulho.

A Associação Comunitária dos bairros Ellery e Monte Castelo e integrantes do Movimento das Famílias afetadas pela Poluição reforçaram a solicitação para que a Semace não renove a licença ambiental da empresa.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais