Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moraes nega pedido de devolução de passaporte para Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução de TV

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes indeferiu nessa quinta-feira (28) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para a devolução de seu passaporte. Moraes se baseou em manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que vai no mesmo sentido.

De acordo com Gonet, “não se tem notícia de evento que torne superável a decisão que determinou a retenção do passaporte do requerente. A medida em questão se prende justamente a prevenir que o sujeito à providência saia do país, ante o perigo para o desenvolvimento das investigações criminais e eventual aplicação da lei penal. Os pressupostos da medida continuam justificados no caso.”

Em sua decisão, divulgada nesta sexta-feira (29), Moraes acrescenta, ainda, que “as diligências estão em curso, razão pela qual é absolutamente prematuro remover a restrição imposta ao investigado, conforme, anteriormente, por mim decidido em situações absolutamente análogas”.

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido por determinação de Moraes no âmbito da operação Tempus Veritatis, que apura a existência de uma trama golpista no alto escalão do governo do ex-presidente.

Na última semana, Bolsonaro pediu a devolução do passaporte para viajar a Israel entre os dias 12 e 18 de maio. Ele afirma que recebeu convite oficial do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para visitar o país, em companhia de sua família.

Visita a embaixada
Na segunda-feira (25), o jornal The New York Times publicou que o ex-presidente permaneceu entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano hospedado na Embaixada da Hungria, em Brasília, poucos dias após ter tido o passaporte apreendido.

Pelas regras internacionais, a área da embaixada é inviolável pelas autoridades brasileiras. Dessa forma, Bolsonaro estaria imune ao eventual cumprimento de um mandado de prisão.

Bolsonaro é aliado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que esteve na posse do ex-presidente em 2018. Em 2022, Bolsonaro visitou Budapeste, capital húngara, e foi recebido por Orbán. Além disso, ambos trocam constantes elogios públicos.

(Agência Brasil)

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Sorri Lembranças Perfidia” – Cauby Peixoto

“Sorri Lembranças Perfidia” – Cauby Peixoto

Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor fluminense Cauby Peixoto, que nesta quarta-feira deixa oito anos de saudade.

Jean Paul Prates é demitido do comando da Petrobras

Jean Paul Prates é demitido do comando da Petrobras

O presidente Lula demitiu, nesta noite de terça-feira, Jean Paul Pratesdo cargo de presidente da Petrobras. A informação foi publicada pelo jornal O Globo. Prates chegou a se reunit com

Ministério alerta para disseminação da febre Oropouche no país

Ministério alerta para disseminação da febre Oropouche no país

Dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde mostram que os casos de febre Oropouche estão se espalhando pelo Brasil. O país contabiliza, neste momento, 5.102 casos da doença,

Prefeitura de Fortaleza anuncia antecipação da primeira parcela do 13º para junho

Prefeitura de Fortaleza anuncia antecipação da primeira parcela do 13º para junho

O prefeito José Sarto anunciou nesta terça-feira (14) a antecipação da primeira parcela do 13º dos servidores municipais para 1º de junho. "São mais de 55 mil servidores ativos e

Ministério Público vai acompanhar área desmatada para a realização do Fortal

Ministério Público vai acompanhar área desmatada para a realização do Fortal

O Ministério Público do Estado do Ceará informou ao Blogdoeliomar, por meio de nota, que desde que tomou conhecimento do caso do desmatamento da vegetação nativa no bairro Serrinha, nas

Vacinação contra a febre aftosa vai até esta quarta-feira, avisa De Assis Diniz

Vacinação contra a febre aftosa vai até esta quarta-feira, avisa De Assis Diniz

“Temos cerca de 30 municípios com baixos índices de vacinação, então conclamo aqui prefeitos, vereadores, secretários de Agricultura que nos ajudem, pois a pauta é do Estado todo”. O apelo