Morreu, nesta sexta-feira, em Fortaleza, o ex-técnico e idolo do time do Ceará Sporting Club, Dimas Filgueiras (79).
Há anos, esse carioca que adotou o Ceará como sua terra, enfrentava o Mal de Alzheimer.
A informação foi dada por sua filha, Vânia Filgueiras.
“Combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé”, afirmou Vânia, em seu perfil nas redes sociais.
A família ainda não divulgou sobre velório e o enterro. Ele deixa esposa e duas filhas.
Quem era Dimas
Dimas Filgueiras Filho, mais conhecido como Dimas Filgueiras (Rio de Janeiro, 13 de maio de 1944), é um treinador e ex-futebolista brasileiro, Dimas atuava de lateral-esquerdo e zagueiro. Dimas é ex-funcionário do Ceará Sporting Club onde trabalhou de 1972 até 2018, e já exerceu todos os cargos no clube, menos presidente.
Trajetória
Ele chegou ao Ceará no ano de 1971, vindo do Botafogo, para jogar com a camisa do Fortaleza Esporte Clube a pedido do técnico Castilho, mas logo no ano seguinte, no dia 02 de novembro de 1972 , Dimas assinou contrato com o maior rival do time tricolor, o Ceará Sporting Club, onde como jogador trabalhou até 1976, depois foi ser supervisor.
Dimas é conhecido como o Soldado Alvinegro e é o quebra-galho do Ceará nos momentos mais complicados, quando sempre assume o comando técnico do time.
Títulos
Entre as glórias de Dimas no Ceará como treinador estão o Cearense de 1996, a Copa do Brasil de 1994 e o Campeonato Brasileiro de 2010.
No Campeonato Estadual de 1996 o time tinha ganhou o 1º e o 2º turno, mas acabou perdendo a final do 3º turno para o Ferroviário, por ter perdido o 3º turno o presidente do Ceará na época disse que não o queria mais no comando do time para as finais, mas Dimas “se segurou” com a ajuda do conselheiro do clube Assis Furtado e disse que só entregaria o time campeão. Como houvera prometido, Dimas foi campeão com o time e no outro dia entregou o cargo de treinador.
Em 1994 o time do Ceará não vinha bem no campeonato regional e, de repente, o treinador que iria dirigir o time na 4ª feira contra o Palmeiras (SP) em jogo válido pela Copa do Brasil foi demitido na 2ª feira, então Dimas Filgueiras assumiu o comando da equipe interinamente para arrumar o time para o jogo, porém o Ceará acabou eliminando o Palmeiras da competição e Dimas foi efetivado. No comando de Dimas o Ceará foi vice-campeão da Copa, o que lhe garantiu pela primeira vez na história a classificação para uma competição internacional, a Copa Conmebol de 1995.
Soldado alvinegro
Em 2010 após a passagem de dois treinadores que não agradaram, o presidente do Ceará resolveu dar uma chance ao velho Soldado Alvinegro, que mostrou toda a sua competência e conseguiu classificar o time pela segunda vez na história a uma competição internacional, dessa vez a Copa Sul-Americana de 2011.
Em 2011 Dimas Filgueiras assume o comando técnico do Ceará pela 40ª vez na história, buscando tentar salvar o time alvinegro do rebaixamento para Série B de 2012.[1] Em 01 de fevereiro de 2012 completou a marca de 500 jogos dirigindo o Ceará, na vitória de 5 x 1 sobre a equipe do Tiradentes.
No dia 14 de março de 2013, Dimas foi novamente técnico do Ceará, após a demissão de Ricardinho.
Após o clássico-rei, o técnico Leandro Campos foi anunciado, e Dimas Filgueiras se tornou auxiliar-técnico. Leandro Campos foi demitido dia 4 de junho e Dimas voltou a ser o técnico.
Veja mais
https://blogdoeliomar.com/velorio-de-dimas-filgueiras-sera-na-funeraria-ethernus/
Ver comentários (4)
Ao soldado Alvinegro todo o nosso respeito e admiração
Meus pêsames a família de Dimas Filgueiras, não só um soldado alvinegro, mas o maior torcedor alvinegro da história. Um carioca q adotou o Estado e o time do Ceará, como sua pátria, criando raízes e formando família, se estabelecendo em definitivo, até sua morte. Q Deus o receba de braços abertos amigo, foi-se o corpo físico, mas fica a história desse grande guerreiro Alvinegro. Tenha a paz eterna.
Esse sim era um alvinegro de verdade. E que fica a saudade de um ídolo e assina de tudo um guerreiro.
Vai com Deus saldado alvinegro
Grande Dimas, esteja com o Pai Eterno! Obrigado pelas alegrias que oferecestes a nós torcedores do Ceará!