Morreu, nesta quarta-feira, em Fortaleza, o ex-presidente do Sindicato Apeoc, Fausto Aguiar Arruda Filho (73), conhecido Fausto Arruda. Era filho do ex-vereador e ex-deputado falecido Fausto Arruda (que dá nome ao Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza).
Ele, também sobrinho do ex-deputado Manuel Arruda, chegou a morar no Rio de Janeiro há alguns anos, onde fundou o jornal A Nova Demcoracia. Foi presidente e miitante do extinto MR-8, conhecido pelo panfleto “Hora do Povo”, que virou Partido da Pátria Livre e depois s fundiu ao PCdoB.
Fausto Arruda lutava contra uma doença degenerativa conhecida como Corpos de Lewy.
Foi atuante contra o regime militar e era ainda ligado politicamente ao antigo MDB do falecido deputado federal Paes de Andrade.
Como presidente da Apeoc, ficou conhecido por sua rebeldia. Liderava grandes greves dos professores em sua gestão. Chegava a ocupar prédios públicos.
Numa certa ocasião, teve que ser retirado de um desses locais carregado pela Polícia. Não quis se levantar da cadeira de dirigente da Apeoc, numa briga interna com o professor falecido Jaime Alencar. Era época do Governo Ciro Gomes. Fausto acabou deixando o Estado, dizendo que se sentia politicamente perseguido.
Velório
O velório acontece no Cemitério Memorial Fortaleza, em Maracanaú.
No mesmo local, às 9 horas desta quinta-feira, haverá a missa de corpo presente e, em seguida, cremação com a presença dos familiares.
SERVIÇO
Cemitério Memorial Fortaleza -Rua Paulo Afonso, 1191.- Bairro Jari, Maracanaú.
Respostas de 3
Comunista antigo
Grande jornalista. Era um prensa permanente no aeroporto publicando notas apimentadas.
Fausto Arruda lutou o bom combate. Descanse em paz, amigo. Abraço em Zelia e suas filhas.