Morreu nesse domingo (13), aos 89 anos, o escritor e jornalista peruano Mario Vargas Llosa. A informação foi divulgada por meio das redes sociais pelo filho Alvaro Llosa, sem revelar a causa ou circunstâncias.
Mario Llosa foi nobel da literatura em 2010, sem a Academia apontar uma obra específica, apenas “por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual”.
Na verdade, Mario Vargas Llosa poderia ser considerado a sua própria obra, diante de uma vida repleta de fatos inusitados, principalmente em seus relacionamentos amorosos.
A começar pelo casamento prematuro com uma tia, 10 anos mais velha. O relacionamento durou 11 anos. Depois, foi caso por 50 anos com uma prima-irmã, com quem teve os três filhos. Mesmo aos 80 anos de idade, o escritor teve a sua terceira união, dessa vez com a ex-esposa do cantor espanhol Julio Iglesias.
O peruano ganhou fama internacional, aos 27 anos de idade, com a obra “A cidade e os cães”, que narra o cotidiano de uma escola militar em Lima. No Brasil, a obra ganhou o título “Batismo de Fogo”.
(Blogdoeliomar com Agências)