Morre o Mestre Lucas Evangelista, cordelista e repentista cearense

Cordelista e repentista Lucas Evangelista

O cordel e o repente cearense estão de luto com a morte do mestre Lucas Evangelista, 87, neste sábado (25). Natural de Crateús, o violeiro e mestre da Cultura Cearense teve como palco de suas obras a Praça dos Leões, em Fortaleza.⁠

Mestre Lucas Evangelista, ainda na infância teve contato com a Literatura de Cordel através de seus pais que gostavam de cantar e recitar histórias tradicionais.

Residindo em Fortaleza iniciou a vida de vendedor de folheto de cordel e violeiro, fazendo a sua primeira apresentação na Praça dos Leões. Depois, na companhia do irmão, Pedro Evangelista, também poeta e repentista, passou a cantar em outras praças da capital, daí para o interior e outros estados.

Publicou centenas de “romances”, folhetos e gravou outra centenas de canções e poemas de cordel.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais