Categorias: Educação

Morre o professor cearense José Flávio Sombra Saraiva, da Universidade de Brasília

Cearense Flávio Saraiva era professor da UnB e autor de 30 livros

Vítima de complicações causadas pelo Alzheimer, morreu na tarde deste sábado (18), em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, a 200 quilômetros de Fortaleza, o professor José Flávio Sombra Saraiva, da Universidade de Brasília (UnB), aos 64 anos.

Um dos fundadores do Departamento de Relações Internacionais da UnB, o professor cearense voltou ao Ceará, por decisão própria, para ficar junto à família.

Mais velho entre quatro irmãos, Flávio Saraiva começou a sentir os problemas da doença aos 59 anos. Ele não deixa filhos, mas sim uma coleção de 30 livros.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (4)

  • Conheci Flávio sombra numa viagem.
    Foi um grande Professor , cultura ímpar.
    Que Deus o receba e reconforte a família.
    Perda enorme para UNB,Brasília e a cultura em geral..
    Vai com Deus amigo.
    Descanse em paz.

    Robert sabino

  • Foi meu professor no cursinho pré-vestibular do Colégio Objetivo de Brasília, e depois o reencontrei como professor na Universidade de Brasília (UnB), quando eu cursava a graduação em História, no início dos 1980. Era um professor muito carinhoso, atencioso e generoso com todos. Era um torcedor do Ceará, certa vez o encontrei no estádio Serejão em Taguatinga-DF, numa partida entre Brasiliense X Ceará, nos falamos e ele me disse que era torcedor do Ceará. Fiquei impressionado com o torcedor fanático que se revelou pelo time do seu estado natal. Deus o tenha junto dEle. Saudades Eternas Mestre/Doutor Flávio Saraiva.
    Professor Flavinho! : PRESENTE!
    (Flavinho, era como eu e a maioria o chamava.

  • Meus pêsames. Meus mais sinceros sentimentos à família e amigos e amigas do prof. Flávio Saraiva (Flavinho). Tudo muito triste! Deus o tenha junto dEle!
    Deus Está No Controle Sempre!

  • Muito triste essa notícia. Eu o conheci ainda bem jovem, fiz natação com ele. Um pessoa do hem, conversa fácil e inteligente. Deus o tenha e conforte sua família.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais