Categorias: Economia

Morre Oriá Fernandes, lider sindical dos petroleiros cearenses

Oriá Fernandes comandou greve histórica da categoria. Foto: Arquivo

Morreu nesse sábado, em Fortaleza, Francisco Carlos Oriá Fernandes (68), conhecido “Oriá Fernandes”, ex-presidente do Sindipetro Ceará e Piauí entre 2014 e 2017.

Vítima de um câncer, Oriá foi protagonista em momentos decisivos da história da categoria. O corpo foi sepultado neste domingo, no Cemitério Jaridm Metoplitano, no Euséibo  (RMF).

Trajetória

A sua gestão enfrentou com coragem o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, liderou a histórica greve de 2015, mobilizou amplos movimentos contra o fechamento da PBio em Quixadá e a venda dos campos de Fazenda Belém em Icapuí, além de promover articulações políticas em defesa do setor e dos trabalhadores.

Oriá, que enfrentou a perseguição do governo Collor com resiliência, não apenas representou a resistência da classe trabalhadora, mas também fortaleceu o Sindipetro enquanto entidade. Sob sua liderança, o sindicato realizou reformas estruturais, adquiriu um veículo próprio, contratou assessoria de imprensa e organizou as finanças, garantindo a solidez da instituição mesmo diante dos desafios impostos pelos governos Temer, Bolsonaro e a pandemia da Covid-19.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais