Morre Regina Passos, pioneira do balé em Fortaleza

A coreógrafa Regina Passos. Foto: Deivyson Teixeira

Aos 101anos, morreu nessa quinta-feira, a coreógrafaRegina Passos.Ela fundou em Fortaleza a primeira escolade balé da cidade. O velório acontece na Funerária Ternura.

Nesta sexta-feira, às 9 horas, haverá missa de corpo presente, enquanto o enterro ocorrerá as 11horas, no Cemitério Parque da Paz.

Regina dirigiu mais de 50 festivais de dança clássica no Theatro José de Alencar e levou o balé para as TVs locais. Por quase 50 anos comandou a Academia de Balé Regina Passos.

Em 2010, Regina Passos recebeu o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, por sua contribuição artística.

A trajetória na dança foi iniciada aos 28 anos, já casada e mãe de seis filhos, em um ato que quebrou padrões de comportamento estipulados para mulheres na época.

Regina se despediu dos palcos em 2002, aos 79 anos, no papel da Rainha, de ‘O Lago dos Cisnes’.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais