Como parte da Jornada Nacional de Lutas, que traz o tema “Taxar os super-ricos, alimentar o Brasil”, que acontece simultaneamente em Fortaleza e em outras sete capitais brasileiras, o Movimento Brasil Popular (MBP) realiza ato na manhã desta quarta-feira (15), a partir das 9 horas, na Praça José de Alencar, a manifestação “Fome de direitos: o povo quer viver com dignidade”.
O ato em Fortaleza chama atenção para a urgência de garantir saúde, moradia, educação, cultura e transporte como direitos básicos. A mobilização conta com militantes vindos de diversos territórios: representações da Granja Lisboa, Santa Fé, Itaperi, Messejana, José Walter, Pici, Serrinha e Pirambu. Somam também o Movimento Sem Terra (MST) e o Levante Popular da Juventude. Em pauta, iluminação pública, asfaltamento, creches, saneamento básico e principalmente moradia.
“Vamos às ruas para dar o recado de que seguimos firmes na defesa da democracia, apoiando os governos progressistas, mas também queremos os avanços nas periferias da nossa cidade. A fome também é de garantia de direitos, dignidade e lazer. Queremos abrir um diálogo e contar ao prefeito o que acontece nos territórios”, disse Cinthiane Nascimento, da direção estadual do MBP.