Com o objetivo de debater os desafios e soluções para a população LGBTQIAPN+ se manter e ingressar no mercado de trabalho, o MP do Ceará vai realizar, na próxima quinta-feira, às 8 horas, o seminário “Empregabilidade e Empreendedorismo das Pessoas LGBTQIAPN+: Acesso e Permanência no Mercado de Trabalho”. O evento ocorrerá no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.
A iniciativa é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), com apoio da ESMP, ONG Mães da Resistência, União Nacional LGBT e Feira Empreendedora LGBT. O seminário é aberto ao público e os interessados devem realizar inscrição na plataforma de cursos do Ceaf/ESMP.
A iniciativa considera que a população LGBTQIAPN+, sobretudo as pessoas trans, enfrentam mais desafios para ingressar e se manter no mercado de trabalho, devido à falta de oportunidades, ao preconceito e à discriminação. Por isso, é necessário criar mecanismos de empreendedorismo e empregabilidade como formas de inserção e permanência no mercado de trabalho.
Além de palestras, o evento também contará com uma Feira Empreendedora e o Balcão de Oportunidades. Na feira, lojas pertencentes a empreendedores LGBTQIAPN+ irão comercializar itens de papelaria kawaii (itens de papelaria fofos/divertidos), bolsas, quadros em técnica de prego e linha, artigos e roupas para pets. Já o Balcão de Oportunidades de Empregos contará com a participação do Escritório de Advocacia Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados, da Loja Karlla Lourenço Noivas e da Empresa de Tecnologia MTECH, que receberão currículos desse público.
Programação
8h – Credenciamento
8h20 – Abertura e Performance Artística com a artista multi-linguagem e produtora cultural, Stefany Mendes
8h40 – Mesa de abertura
9h – 1ª Palestra: Caminhos Possíveis para o Acesso e Permanência da População LGBTQIAPN+ à Empregabilidade e ao Empreendedorismo
Presidente de Mesa: Camila Bezerra de Menezes Leitão de Pinho Pessoa (Promotora de Justiça e coordenadora do Caocidadania)
Palestrante: Silvinha Cavalleire (Presidenta Nacional da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais — UNALGBT).
Debatedoras: Luma Andrade (Docente e diretora do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab) e Gioconda Moura Aguiar (Coordenadora estadual da Associação Mães da Resistência).
10h20 – Intervalo e Abertura do Balcão de Oportunidades e Feira Empreendedora LGBT
10h45 – 2ª Palestra: Inclusão e Diversidade no Mercado de Trabalho
Presidente: Leydomar Nunes Pereira (Promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Caocidadania)
Palestrante: Camilla Goes (Jurista e diretora executiva de comunicação do Escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados)
Debatedoras: Imaculada Gordiano (Sócia-fundadora do Escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados) e Anderson Ayalla (Coordenador da Feira Empreendedora LGBT)
13h – Encerramento
SERVIÇO
*Auditório da Escola Superior do Ministério Público – Rua Maria Alice Ferraz, nº 120, Luciano Cavalcante, Fortaleza – 6º andar
*Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/