Categorias: Política

MPCE quer um basta na farra de temporários na Prefeitura de Crateús

Janaína Farias é prefeita de Crateús. Foto: Paulo MOska

A Prefeitura de Crateús deve adote providências imediatas para substituir servidores contratados temporariamente por candidatos aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 001/2024, cuja homologação está prevista para o dia 30 de setembro próximo.

A recomendação é do Ministério Públkico do Estado por meio da 7ª Promotira deJustiça de Cratéus.

Entre as medidas recomendadas estão a convocação imediata dos aprovados, inclusive em cadastro de reserva; substituição progressiva dos temporários, priorizando áreas com maior impacto nos serviços públicos; estudo de viabilidade financeira e orçamentária para adequar o quantitativo de cargos necessários; e abstenção de novas contratações temporárias fora das hipóteses legais.

Farra de temporários

De acordo com o MP, o levantamento da folha de pagamento de julho deste ano mostrou a existência de 2. 472 vínculos temporários ativos, muitos em funções de caráter permanente, como cuidadores, zeladores, vigilantes, motoristas e merendeiros.

O órgão destacou que a manutenção desse quadro fere o princípio constitucional do concurso público (art. 37 da Constituição Federal), devendo as nomeações ocorrer de forma gradual e planejada, a partir do cronograma que deverá ser elaborado e publicado pelo Município em até 10 dias úteis após a homologação.

DETALHE – O MPCE requisitou resposta formal da Prefeitura de Crateús no prazo de 10 dias sobre o cumprimento das medidas.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais